Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial

Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial

Colégio de Jesus

No âmbito da reforma Pombalina foram atribuídas novas funções ao edifício, inteiramente transformado com a construção de novos e amplos espaços em torno dos três pátios preexistentes.

Caracterização artística e arquitetónica

No âmbito da reforma Pombalina foram atribuídas novas funções ao edifício, inteiramente transformado com a construção de novos e amplos espaços em torno dos três pátios preexistentes. Moderno e funcional, o edifício do Museu de História Natural revela um sólido programa de forte linguagem classicista. Realçando o carácter pedagógico e científico da Reforma Pombalina destacam- se, entre as demais salas, os anfiteatros, onde outrora eram ministradas as aulas teóricas que antecediam as lições práticas e experimentais.

O actual acervo museológico e bibliográfico testemunha o avanço dos estudos científicos ao longo das centúrias de Setecentos e Oitocentos.

A igreja catedralícia (Sé Nova) apresenta planta de nave única, longitudinal, com quatro capelas laterais intercomunicantes, transepto inscrito e capela-mor profunda. No seguimento da readaptação da igreja colegial a nova catedral seriam igualmente traçadas algumas remodelações, como a ampliação da área da capela-mor, a reintegração do cadeiral e a colocação de dois grandiosos órgãos de tubos.

Proposta de Intervenção

O edifício encontra-se em razoável estado de conservação, tendo as fachadas sido recuperadas em 2009.

O edifício deverá sofrer obras de reabilitação para a instalação do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. O Museu englobará os actuais Museus da Universidade e desenvolverá diversas temáticas do domínio das ciências. Trata- se de um projecto que teve na conclusão da Reabilitação do edifício do Laboratorio Chimico, em Dezembro de 2006, o culminar de uma primeira fase de execução.

Esta segunda fase do projecto compreende a recuperação do edifício do Colégio de Jesus para nele concentrar a parte mais significativa da actividade museológica, de carácter científico, da Universidade de Coimbra. O Museu da Ciência passará a funcionar no conjunto destes dois edifícios, com um programa muito claro: criar um pólo nacional de divulgação de ciência e constituir-se num centro de referência nacional no domínio da museologia científica.

Ficha técnica PDF

Close

Coimbra

A carregar…

Está a utilizar um browser desatualizado!

Para uma melhor experiência e visualização deste site, atualize para
a versão mais recente de um destes extraordinários browsers:

Fechar