Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial

Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial

Arquivo da Universidade

O actual edifício do Arquivo, de forte feição classicista, está dividido em duas secções distintas.

Caracterização artística e arquitetónica

O actual edifício do Arquivo, de forte feição classicista, está dividido em duas secções distintas. A principal é composta por quatro pisos e está destinada à administração, aos serviços de consulta e atendimento ao público, através das salas de Leitura, de Catálogo e de Conferências e Exposições temporárias. A segunda secção, composta por seis pisos, funciona como depósito das várias espécies documentais, livros e pergaminhos.

Segundo os cálculos realizados em 1944, e como se viria a verificar, o edifício fora delineado para receber documentação durante um período de 50 anos.

Entre o volumoso património documental depositado no Arquivo da Universidade de Coimbra destaca-se, pelo seu valor histórico, o diploma fundacional dos Estudos Gerais em Portugal, outorgado por D. Dinis.

Proposta de Intervenção

O edifício do Arquivo da Universidade de Coimbra, construído na década de 1940, não sofreu quaisquer acções de reabilitação ou requalificações profundas desde a sua inauguração.

Mantendo a função para a qual foi projectado, a intervenção proposta visa essencialmente a sua reabilitação de modo a melhorar o desempenho funcional e energético do edifício.

Serão objecto de desconstrução todos os elementos espúrios e descaracterizadores da integridade tipológica do edifício, nomeadamente redes de infra-estruturas e equipamentos.

Desconstruída a área do piso superior, ampliada posteriormente, o desvão da cobertura deverá ser reservado para área técnica.

Ficha técnica PDF

Close

Coimbra

A carregar…

Está a utilizar um browser desatualizado!

Para uma melhor experiência e visualização deste site, atualize para
a versão mais recente de um destes extraordinários browsers:

Fechar