Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial
Colégio de N. Sra. do Carmo
O Colégio foi fundado em meados de 1540.
Caracterização artística e arquitetónica
O Colégio foi fundado em meados de 1540. A edificação do Colégio do Carmo decorreu em duas fases distintas, ambas efectivadas na centúria de Quinhentos.
A primeira corresponde à construção dos dormitórios, claustro, igreja e outras dependências fundamentais para a acolher a comunidade, entre 1540 e 1548; a segunda à conclusão da igreja colegial e à reedificação do claustro, entre 1597 e 1600.
O claustro, em torno do qual se reuniam as principais dependências do Colégio, apresenta um plano quadrado com duplo piso, segundo uma gramática classicista, e é ricamente decorado, no piso térreo, com painéis de azulejos, rococós, representando cenas da vida do Profeta Elias.
Com o encerramento em 1834, a Ordem Terceira de S. Francisco obteve, em 1837, a propriedade da igreja colegial e, em Abril de 1845, do restante complexo. Nos seis anos seguintes decorreram várias obras de readaptação do edifício a hospital.
Proposta de Intervenção
O estudo apresentado visa a desconstrução de alguns elementos espúrios e descaracterizadores da integridade tipológica do edifício, assim como obras de conservação e restauro das dependências que se revestem de maior interesse histórico e artístico (igreja, sacristia, sala dos actos, refeitório e lavabo).
Alguns revestimentos azulejares estão correntemente a ser restaurados.
Com um estado de conservação em geral satisfatório, a generalidade das áreas serão objecto de acções de manutenção e/ou reabilitação.