Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial

Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial

Colégio de Santa Rita

O Colégio de Santa Rita, cuja construção teve início em 1755, está organizado em torno de um pátio, com três pisos em altura.

Caracterização artística e arquitetónica

O Colégio de Santa Rita, cuja construção teve início em 1755, está organizado em torno de um pátio, com três pisos em altura.

As áreas habitacionais estavam concentradas no andar nobre, no flanco poente do edifício. Contíguo à cozinha, localizada a norte e com larga chaminé, o refeitório assumia uma configuração ampla e rectangular, com púlpito na parede nascente, elemento frequente nas edificações dos monges Agostinhos.

A entrada mais nobre de todo o conjunto, orientada a sul, permitia aceder directamente à antiga capela através de um portal setecentista. A antiga capela colegial foi entretanto transformada em ampla sala de atendimento dos vários serviços académicos. Merece destaque uma escadaria interior, de grande aparato e ornamentada com painéis azulejares rococós.

O edifício, alvo de algumas transformações estruturais internas na primeira metade do século XIX, aquando da sua transformação em residência particular, foi no século XX profundamente modificado.

Proposta de Intervenção

O edifício encontra-se em razoável estado de conservação.

Com a transferência dos serviços administrativos que funcionam no Colégio de Santa Rita para o Edifício Central (antiga Faculdade de Medicina), o Colégio albergará algumas dependências da Faculdade de Direito.

A intervenção prevista passa pela clarificação das áreas de circulação e por acções de manutenção e/ou reabilitação da generalidade dos espaços, com vista à eliminação de eventuais elementos espúrios ou descaracterizadores da espacialidade do edifício e sobretudo, à adequação dos equipamentos e redes de infra-estruturas.

Ficha técnica PDF

Close

Coimbra

A carregar…

Está a utilizar um browser desatualizado!

Para uma melhor experiência e visualização deste site, atualize para
a versão mais recente de um destes extraordinários browsers:

Fechar