Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial
Colégio de São Boaventura
O complexo colegial começou a ser construído em 1543 e sofreu uma renovação em 1715.
Caracterização artística e arquitetónica
O complexo colegial começou a ser construído em 1543 e sofreu uma renovação em 1715.
Extintas as Ordens Religiosas em 1834, o Colégio seria encerrado. O complexo edificado, já com evidentes sinais de degradação, acabaria por ser ocupado por alguns estabelecimentos locais em 1836, como a Sociedade do Teatro do Colégio de S. Boaventura, ou uma serralharia e fundição, até que em 1859 seria adquirido na totalidade por um particular. Anos depois seria construído um quarto piso que descaracterizaria o topo do edifício.
Apesar de uma contínua e descaracterizadora ocupação do monumento, ainda hoje são identificáveis alguns elementos da sua arquitectura exterior e organização espacial interior. A fachada principal do edifício, além das pilastras e cunhais assentes em fortes bases, revela ainda a silhueta da primitiva capela colegial.
Por sua vez, o interior conserva ainda alguns elementos estruturais do antigo Colégio como as abóbadas pertencentes, muito provavelmente, ao antigo refeitório e alguns conjuntos de escadas.
Proposta de Intervenção
O estudo apresentado visa a desconstrução de todos os elementos espúrios e descaracterizadores da integridade tipológica do edifício. Nestes incluem-se os pisos intermédios construídos no corpo da igreja, objecto de re-interpretação, e o quarto piso.
Com um estado de conservação em geral satisfatório, a maioria das áreas serão objecto de acções de manutenção e/ou reabilitação.