Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial
Antigo Colégio das Artes
O Colégio das Artes foi provisoriamente instalado nos edifícios dos Colégios de São Miguel e de Todos os Santos, localizados na Rua da Sofia e pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz.
Caracterização artística e arquitetónica
O Colégio das Artes foi provisoriamente instalado nos edifícios dos Colégios de São Miguel e de Todos os Santos, localizados na Rua da Sofia e pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz. Começaria a funcionar em 1548. Em 1549, principiavam as obras de readaptação, sob a direcção de Diogo de Castilho.
A corporação colegial seria, em 1555, colocada sob tutela da Companhia de Jesus que entregaria o edifício ao Tribunal do Santo Ofício em 1566. O edifício foi em 1571 alvo de inúmeras obras de readaptação às novas funções.
Suprimido o tribunal inquisitorial do Santo Ofício, em 1821, o edifício colegial passou a albergar vários serviços públicos, o grupo de Teatro “A Escola da Noite” e algumas habitações.
Na década de 1950, acabariam por ser demolidas partes integrantes do antigo Colégio, mantendo-se incólumes o pátio principal e outras secções, entretanto recuperadas pelo arquitecto João Mendes Ribeiro, para aí instalar o Centro de Artes Visuais, inaugurado em 2003.