Universidade de Coimbra Alta e Sofia — Candidatura a património mundial
Colégio S. Pedro dos Terceiros
O primitivo Colégio de São Pedro foi fundado em 1540.
Caracterização artística e arquitetónica
O primitivo Colégio de São Pedro foi fundado em 1540.
A igreja colegial foi renovada na primeira metade do século XVII. Corresponde a este mesmo ciclo construtivo o átrio que precede a entrada, ornamentado no século XVIII com azulejos de figura avulsa. O bloco do dormitório e o claustro foram remodelados no mesmo século.
No seguimento da extinção das Ordens Religiosas, o edifício colegial, incluindo a igreja e a cerca, acabaria, em 1869, como propriedade particular. Foi adquirido em 1877 pelo Asilo de Mendicidade de Coimbra, hoje Casa de Repouso de Coimbra.
Em 1931, a mesa administrativa do Asilo deliberou afectar parte do edifício colegial à instalação de uma unidade hospitalar, a Casa de Saúde “Coimbra”, que, tal como um conjunto diversificado de equipamentos sociais de apoio à população idosa, ainda hoje aí funciona.
A igreja, encerrada desde 1834, serviu durante várias décadas como estabelecimento comercial, armazém, sede da união geral de trabalhadores e teatro popular, reabrindo ao culto somente em 1946.
Proposta de Intervenção
O estudo apresentado visa a desconstrução de todos os elementos espúrios e descaracterizadores da integridade tipológica do edifício, assim como obras de conservação e restauro das dependências que se revestem de maior interesse histórico e artístico (igreja, sacristia, refeitório e lavabo).
Com um estado de conservação em geral satisfatório, a maioria das áreas serão objecto de acções de manutenção e/ou reabilitação.